Pages

janeiro 28, 2011

Sobre "O Símbolo Perdido" # 001 O Projeto de L'Enfant

Estarei dedicando um pouco do espaço de meu Blog ao Livro "O Símbolo Perdido" de Dan Brown. Um dos motivos dessa série de curiosidades sobre a obra de Dan Brown é seu conteúdo histórico que incluem muitas informações, enigmas e principalmente muitos símbolos. Vamos desvendar juntos algumas páginas deste romance.

Projeto Original da Capital Americana, Washington DC, por L'Enfant

#001 O Projeto de L'Enfant

A Capital dos Estados Unidos é a uma fonte de história e rica em simbologia maçônica. Observando fotos da Capital é possível constatar que o plano da cidade é composto de castelos, criptas, obeliscos e templos. 
No mês de setembro de 1791, George Washington escolheu a terra em Maryland que atualmente é o Distrito de Colúmbia e a uma área menor ao lado do Rio Potomac, Virgínia. No mesmo ano, os novos comissários da cidade se reuniram com Thomas Jefferson para escolher o nome da Cidade. Pierre Charles L'Enfant, que foi o responsável pela concepção e pelo projeto da cidade sugeriu o nome de "Washingtonople" lembrando glória da grande Constantinopla, mas esta escolha foi rejeitada. 
Em 15 de Abril de 1791, Ellicott, inspetor original, maçom, lançou a pedra fundamental simbólica da cidade em Jones Point com o comissário Daniel Carrol, fazendo as oferendas maçônicas de milho, vinho e óleo. 

Comentários Interessantes:
Sal, Vinho e Óleo são os materiais usados por Pedreiros Livres por consagrar Milho de propósitos. É o símbolo de nutrição, vinho é o símbolo de refresco, e óleo é o símbolo.  Eles também são emblemáticos de paz, saúde, e plenitude que a cerimônia de consagrar edifícios religiosos para os propósitos sagrados dos quais eles estão intencionados, através de ritos místicos. Ritos chamados de consagração ou dedicação, foram executados por pessoas de todas as idades e nações, na ocasião da primeira aplicação de altares e templos, ou lugares, para usos religiosos." Por exemplo, Moisés consagrou o tabernáculo e o primeiro Templo de Salomão. Nas Lojas maçônicas é, em imitação destes exemplos antigos, consagrar com cerimônias místicas aos propósitos sagrados para os quais tinha sido construído."

A cidade foi originalmente destinada a ser uma quadra de 16 de quilômetros quadrados colocados como um diamante em um mapa demarcando a terra entre Maryland e Virgínia, com o Rio Potomac cruzando a cidade. A esta composição foram adicionados quadrados e círculos. Triângulos, quadrados, pentágonos em forma de estrelas e hexágonos podem ser colocados sobre o mapa resultando em mundo de símbolos que podem fascinar estudiosos da conspiração e do ocultismo. A mais famosa delas é o pentagrama de cabeça para baixo que consta ser a marca de "Lúcifer" na cidade. Em nosso livro, o protagonista Robert Langdon rejeita a possibilidade de qualquer plano diabólico em torno do mapa.




O Plano Original de L'Enfant prescrevia três principais pontos focais: A Casa do Presidente (Casa Branca), a sede do Congresso (o Capitólio) e um lugar para o monumento em homenagem a George Washington (Monumento a Washington). L'Enfant não era bom negociante e desconsiderava questões financeiras, entrou em brigas com os proprietários das terras e acabou caindo em decadência, foi demitido em 1792, foi lhe oferecido um pedaço de terra próxima a Casa Branca, ele a recusou, morreu pobre e amargurado em  1825. Somente no Século XX seus restos mortais receberam as honras militares no cemitério de Arlington.         
Pierre L'Enfant

Não percam a continuação da série "O Símbolo Perdido" # 002 O Capitólio.

Fontes: A filosofia do Simbolo Perdido, de Thomas R. Beyer e Pesquisas OnLine.