Pages

janeiro 26, 2011

Algumas palavras sobre Amizade

(...) Qual a relação que diferencia o Amigo do Irmão, é uma análise de difícil discussão. Acredito que muitos Amigos são passageiros dos momentos que vivenciamos no dia-a-dia. São pessoas que se tornam inesquecíveis, pois compartilham de nossos medos e muitas vezes são as influências de nossas decisões. Muitos amigos se tornam nossos irmãos, por causa e conseqüência. Uma irmandade nos liga de uma forma que o laço fraterno se torna imortal.


Acredito também que tenho irmãos que não são ligados por "sangue". Pois os amigos são muitas vezes o caminho, que encontramos quando estamos perdidos. Representam muito mais que o significado do dicionário.

Definições da Internet:

A palavra irmão vem do Latim germanus, que quer dizer “verdadeiro”. Eles diziam frater germanus para “irmão propriamente dito, filho do mesmo pai e da mesma mãe”. Mais tarde frater, “irmão”, acabou sendo reservado para uso eclesiástico e em Português e Espanhol surgiram “irmão” e “hermano”. 

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamentohumano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.