Pages

janeiro 25, 2011

Curiosidades: Priorado


Priorado é a designação que recebe qualquer mosteiro dirigido por um prior, ainda que o termo seja utilizado também pelos Dominicanos, Agostinhos eremitas, Cartuxos, Carmelitas e Servitas para designar as suas abadias. Existe ainda a separação entre priorados conventuais e priorados simples ou de obediência, de acordo com a classificação, por exemplo, das Ordens Militares (p. ex. Os Templários). Os primeiros consistem em mosteiros não governados por abade por não incluirem os doze monges necessários para o estatuto de abadia ou por outras razões. Os priorados simples estão dependentes de uma abadia e estão sujeitos à autoridade do seu abade. 
Pesquisando pela Internet, encontramos a seguintes definições para "Priorado"Cargo do pároco ou superior de convento ou ordens monásticas e/ou Dignatário, nas antigas ordens militares.

MAÇONARIA
GRANDE PRIORADO DO BRASIL – GRANDE PRIORADO DAS ORDENS UNIDAS – RELIGIOSAS MILITARES E MAÇÔNICAS – DO TEMPLO E DE SÃO JOÃO DE JERUSALÉM, PALESTINA, RODES E MALTA DO BRASIL.

Essa Ordem é dividida em dois graus, por assim dizer. Os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta. Ambas são dirigidas pelo Grande Priorado do Brasil – GOB. Para ter ingresso e ser Instalado (armado) nessa Ordem é necessário você ter sido Exaltado como Companheiro no Arco Real e professar a fé na Santíssima Trindade. Temos notícias que em 1791 houve a união de sete acampamentos independentes, foi realizado o primeiro Conclave da ordem, como a conhecemos hoje. As assembléias onde os Cavaleiros Templários se reúnem são conhecidas como Preceptórios e quem a dirige é o Preceptor. As assembléias de Cavaleiros de Malta são conhecidas como Priorado e quem a dirige é o Prior. A Cerimônia é realizada num Templo que representa uma capela.
A estrutura e qualificação dos Cavaleiros Templários são assim:
Eminente Preceptor;
Capelão;
Primeiro Guardião;
Segundo Guardião;
Tesoureiro;
Escrivão;
Marechal;
Esmoler;
Principal Arauto;
Segundo Arauto;
Capitão da Guarda;
Primeiro Porta Estandarte;
Capitão da Guarda e
Guarda.

CAVALARIA


PARECER SOBRE AS NOMENCLATURAS IMPRECISAS DA ORDEM SAGRADA DOS SOLDADOS COMPANHEIROS DE JACQUES DEMOLAY

1) A tradução adequada de “Priory” é “PRIORADO” (tendo em vista o conceito histórico; e a opção escolhida pelo autor do ritual original, em se referir a um “priorado de cavaleiros” e não a um “convento de cavaleiros”);

2) A tradução adequada de “Commander” é “COMENDADOR” (tendo em vista o contexto histórico e a tradução feita em Língua Portuguesa – Galego-português, no século XIII). Cada Priorado de Cavaleiros da Ordem DeMolay deve ser liderado por três comendadores: Ilustre Comendador Cavaleiro, Comendador Escudeiro e Comendador Pajem;

3) As traduções atuais dos demais cargos dos graus da Ordem da Cavalaria DeMolay podem permanecer como estão, ou, antes de modificados devem ser examinados dentro de um contexto histórico por alguém tecnicamente capacitado.

Fonte: Supremo Conselho, Revista Universo Maçônico e Pesquisas On Line.