Pages

janeiro 28, 2011

Sobre "O Símbolo Perdido" # 001 O Projeto de L'Enfant

Estarei dedicando um pouco do espaço de meu Blog ao Livro "O Símbolo Perdido" de Dan Brown. Um dos motivos dessa série de curiosidades sobre a obra de Dan Brown é seu conteúdo histórico que incluem muitas informações, enigmas e principalmente muitos símbolos. Vamos desvendar juntos algumas páginas deste romance.

Projeto Original da Capital Americana, Washington DC, por L'Enfant

#001 O Projeto de L'Enfant

A Capital dos Estados Unidos é a uma fonte de história e rica em simbologia maçônica. Observando fotos da Capital é possível constatar que o plano da cidade é composto de castelos, criptas, obeliscos e templos. 
No mês de setembro de 1791, George Washington escolheu a terra em Maryland que atualmente é o Distrito de Colúmbia e a uma área menor ao lado do Rio Potomac, Virgínia. No mesmo ano, os novos comissários da cidade se reuniram com Thomas Jefferson para escolher o nome da Cidade. Pierre Charles L'Enfant, que foi o responsável pela concepção e pelo projeto da cidade sugeriu o nome de "Washingtonople" lembrando glória da grande Constantinopla, mas esta escolha foi rejeitada. 
Em 15 de Abril de 1791, Ellicott, inspetor original, maçom, lançou a pedra fundamental simbólica da cidade em Jones Point com o comissário Daniel Carrol, fazendo as oferendas maçônicas de milho, vinho e óleo. 

Comentários Interessantes:
Sal, Vinho e Óleo são os materiais usados por Pedreiros Livres por consagrar Milho de propósitos. É o símbolo de nutrição, vinho é o símbolo de refresco, e óleo é o símbolo.  Eles também são emblemáticos de paz, saúde, e plenitude que a cerimônia de consagrar edifícios religiosos para os propósitos sagrados dos quais eles estão intencionados, através de ritos místicos. Ritos chamados de consagração ou dedicação, foram executados por pessoas de todas as idades e nações, na ocasião da primeira aplicação de altares e templos, ou lugares, para usos religiosos." Por exemplo, Moisés consagrou o tabernáculo e o primeiro Templo de Salomão. Nas Lojas maçônicas é, em imitação destes exemplos antigos, consagrar com cerimônias místicas aos propósitos sagrados para os quais tinha sido construído."

A cidade foi originalmente destinada a ser uma quadra de 16 de quilômetros quadrados colocados como um diamante em um mapa demarcando a terra entre Maryland e Virgínia, com o Rio Potomac cruzando a cidade. A esta composição foram adicionados quadrados e círculos. Triângulos, quadrados, pentágonos em forma de estrelas e hexágonos podem ser colocados sobre o mapa resultando em mundo de símbolos que podem fascinar estudiosos da conspiração e do ocultismo. A mais famosa delas é o pentagrama de cabeça para baixo que consta ser a marca de "Lúcifer" na cidade. Em nosso livro, o protagonista Robert Langdon rejeita a possibilidade de qualquer plano diabólico em torno do mapa.




O Plano Original de L'Enfant prescrevia três principais pontos focais: A Casa do Presidente (Casa Branca), a sede do Congresso (o Capitólio) e um lugar para o monumento em homenagem a George Washington (Monumento a Washington). L'Enfant não era bom negociante e desconsiderava questões financeiras, entrou em brigas com os proprietários das terras e acabou caindo em decadência, foi demitido em 1792, foi lhe oferecido um pedaço de terra próxima a Casa Branca, ele a recusou, morreu pobre e amargurado em  1825. Somente no Século XX seus restos mortais receberam as honras militares no cemitério de Arlington.         
Pierre L'Enfant

Não percam a continuação da série "O Símbolo Perdido" # 002 O Capitólio.

Fontes: A filosofia do Simbolo Perdido, de Thomas R. Beyer e Pesquisas OnLine.

Missão Solidária: Associação Alumni - MG

Desde que as chuvas começaram a se fazer presentes com mais intensidade no Sul de Minas Gerais, o nosso Presidente da Alumni Estadual, Irmão Luciano Lopes, iniciou uma campanha de auxilio as familias desabrigadas das cidades desta região. Como nosso irmão disse: “Vamos ajudar quem precisa e mostrar, neste molhado início de ano, a força da Ordem DeMolay. Afinal, não existe outra via para a solidariedade humana senão a procura e o respeito da dignidade individual". 


A Alumni-MG disponibilizou uma conta poupança para que sejam enviados doações, que serão repassados EXCLUSIVAMENTE às Lojas Maçônicas, aos Capítulos DeMolays e Cólégios Alumnis destas cidades que se incumbirão na aquisição de utensílios necessários às famílias desabrigadas.
.
BANCO BRADESCO  Agência: 1244-0 Conta Poupança: 20.666-0.
.
E-mail enviado pelo Irmão Luciano Lopes: 
No próximo sábado 29/01, vamos junto com alguns seniores DeMolays das cidades de Elói Mendes e Varginha às cidades de Carvalhos e Alagoa, onde entregaremos donativos para os desabrigados das enchentes que assolaram o Sul de Minas. Com uma ajuda ESPETACULAR da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais e dos DeMolays dos Capítulos Arte Real, Guido Marliére e Belo Horizonte, além do auxílio das primas do Bethel Joana D’arc, houve uma campanha de arrecadação de donativos na capital mineira - sob a ''vigilância" do Sênior DeMolay Norton Batista. Após a coleta e triagem dos materiais, foi enviado à região um caminhão com centenas de itens úteis e necessários aos desabrigados. Estes materiais encontram-se depositados no Capítulo Guerreiros da Acácia nº 714 / Loja Maçônica Nova Acácia / do Oriente de Caxambu/MG.

Será um sábado de extensa fraternidade, mostrando a verdadeira virtude de nossa Ordem. Lembrando que o amparo não deve cessar! Conclamamos aos Seniores, DeMolays e Tios que continuem nos auxiliando para amparar os desabrigados pela chuva, no sul do estado de Minas Gerais.

Segundo informações do Jornal Hoje em DiaNo município de Alagoa sete casas foram levadas pela força da água. Conforme os Bombeiros, o Rio Aiuruoca e o Ribeirão Vermelho subiram cerca de cinco metros durante a chuva. Doze bairros da parte baixa da cidade foram inundados. Cerca de 50 residências foram alagadas. No total, outras 15 casas ficaram destruídas e 53 prédios públicos foram danificados. A zona rural também foi bastante afetada. Pelo menos 12 pontes caíram. Os acessos até os bairros rurais estão fechados por causa de barrancos, que desmoronaram. As estradas que ligam Alagoa a Itamonte e Carvalhos também estão bloqueadas. Funcionários e máquinas já trabalham para desempedir as áreas. Segundo a prefeitura, esta é a pior enchente já registrada. 

janeiro 27, 2011

Rainbow Girls


Em 1922, a Arco-Íris foi criada para mulheres jovens, cujos pais foram membros de Lojas Maçônicas, hoje não é necessário ter parentesco maçônico. Apesar de um ministro cristão chamado William Mark Sexson ser o fundador da organização, hoje, a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas respeitam e aceitam meninas de todas as religiões. Seu foco principal são os princípios espirituais de ser uma pessoa gentil e atenciosa. Embora as práticas do arco-íris e os programas continuem a evoluir, os ensinamentos básicos da fé, a esperança e a caridade constituem a pedra angular do grupo. Os adultos estão sempre presentes para dar apoio, orientação e ajudar a interpretar as regras. Geralmente os membros realizam palestras, para aprenderem a falar em publico e as reuniões são finalizadas com estas apresentações. Além disso, os membros e consultores realizam vários projetos de serviços sociais. Desde Novembro de 1951, sede mundial da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas fica localizada em McAlester, Oklahoma. O edifício foi construído para Rainbow Girls e financiado pela Rainbow Girls. 

William Mark Sexson - Ministro cristão da cidade de Arnica Springs - Missouri. Foi Ministro da Primeira Igreja Cristã Americana e Fundador da Ordem Meninas do Arco Íris. 

No Livro de Gêneses, após o dilúvio Deus fez uma aliança com o Povo que Ele nunca mais iria destruir a terra, e colocou o Arco-Íris no Céu como símbolo deste pacto. O Reverendo Sexson acreditava que este símbolo do Amor Divino era um símbolo apropriado para a Ordem, para que o arco-íris e suas cores dessem as inspirações para ambos: A Ordem Internacional do Arco-íris e as lições que são ensinadas nas cerimônias da Ordem .

As Sete Virtudes
A A Ordem do Arco-Íris destaca sete virtudes (assim como os DeMolays), representadas por suas cores, estrategicamente colocadas em forma de um arco. Cada estação é representada por uma cor, e cada cor, ensina uma das sete lições do Arco-Íris:
  • Vermelho: É a primeira estação e representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
  • Laranja: É a segunda estação e representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.
  • Amarelo: É a terceira estação e representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
  • Verde: É a quarta estação e significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
  • Azul: É a quinta estação, é atribuída à fidelidade significa a importância da lealdade para a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.
  • Anil: É a sexta estação e retrata o patriotismo, representa a importância do respeito as leis de seu país e sua bandeira.
  • Violeta: A última cor, ou sétima estação, dá ênfase ao serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos.


    Por fim, com a junção de todas as cores do Arco-íris, chega-se à cor Branca, simbolizando a pureza a sabedoria e a união de todas as cores do arco-íris.


    Para ser admitida na Ordem, é necessário tem entre 11 e 20 anos e ser indicada por um Maçom ou uma Garota do Arco - Íris; sendo que depois, passará por uma sindicância feita pelas meninas. Não é necessário ter parentesco maçônico

Fontes:
www.gorainbow.orgwww.visaliarainbowrocks.orgwww.comunidademaconica.com.br.

O Brasão da Ordem DeMolay em 3D


O Irmão Caio Lima, Escrivão do Capítulo Estrela de Ibitinga nº. 401, criou um espetacular vídeo em 3D no YouTube sobre o significado de nosso Brasão. Tanto para os DeMolays quanto para os não-iniciados, uma forma magnífica de compreender tão belos significados.


Centro Juvenil DeMolay das Filipinas


Centro Juvenil DeMolay das Filipinas 
(Philippine DeMolay Youth Center - PDYC)

O Centro funciona como órgão central de registros e do centro de operações principais do Supremo Conselho da Ordem DeMolay, bem como suas organizações adjacentes.
As seguintes organizações mantém escritório no PDYC:
Clube de Mães
Fundação DeMolay 
Associação DeMolay Alumni das Filipinas
Congresso Nacional DeMolay
Tribunal de Chevaliers
Preceptoria da Legião de Honra
Ordem da Cavalaria
Estão previstos módulos de escritório separados também para a:
Ordem do Arco-íris
Ordem das Filhas de Jó


Há escritórios para Grande Mestre, Grande Secretário / Grande Tesoureiro, sala de conferências, Biblioteca e Átrio principal de recepção completa no piso térreo. No segundo nível do Centro, no salão principal  de cerimônias, há uma ante-sala completa com armários, e uma Câmara Executiva na parte de trás do Oriente, que serve como uma sala de espera de dignitários.

Confira mais fotos em www.demolayphilippines.org.

janeiro 26, 2011

Prêmio de Representante DeMolay


Pesquisando pela Internet encontrei uma entrevista, datada de Julho de 2003 do site Georgia DeMolay OnLine - GDO - (www.gademolay.org), com um Representante DeMolay  (Representative DeMolay Program): Chris Eells do Capítulo Mountain Park, de Stone Mountaun - Georgia. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a Ordem DeMolay e seus membros. Segue a tradução:


Chris Eells, tem sido ativo da Ordem DeMolay da Georgia desde Julho de 1998. Ocupou cargos da Administração do Estado, detém o Grau de Chevalier, a Chave Azul de Honra, o Prêmio do Conhecimento da lâmpada, do Prêmio do Sócio Fundador, e o Prêmio Representante DeMolay.
GDO: Chris, parabéns por sua seleção como  GDO DeMolay do mês de julho.Queremos que os nossos visitantes do site aprenda um pouco mais sobre você e sua carreira DeMolay. Como você conheceu e se envolveu com a Ordem DeMolay?
Chris: Meu irmão mais velho, Bob Eells, se envolveu com alguns amigos quando ele estava no colégio. Eu comecei a vir às reuniões com ele e minha mãe, mas eu era muito jovem para se juntar, assim que eu me sentava lá fora e ajudava o clube de pais com seus deveres. Então, quando eu era velho o bastante, eles me iniciaram.
GDO: O que você mais gosta na DeMolay?
Chris: Minha parte favorita da Ordem DeMolay ...  Esta é uma pergunta difícil.  Eu acho que eu aprecio o desenvolvimento da liderança que DeMolay oferece.  Eu sempre gostei de ser um líder, e DeMolay oferece muitas oportunidades para todos.  Eu realmente acho que é legal que um jovem tenha a oportunidade de liderar o capítulo como Mestre Conselheiro, e fato de ser como um escritório, e também o respeito a pessoas.  Esta Ordem tem me mostrado muita coisa que tenho certeza de que vou usar mais tarde.
GDO: O Congresso está próximo. Dê-nos um pequeno preview do que está por vir neste fim de semana. 
Chris: Uau, esta reunião vai ser enorme. Temos uma tonelada de coisas planejadas.  No ano passado, mudou um monte de coisas, e ele foi incrível.  Este ano, temos o nosso planejamento diferenciado, e eu acho que vai ser o melhor Congresso. Temos um monte de convidados de fora do estado, que estarão presentes, e eu tenho certeza que eles vão ficar impressionados.

GDO: Não há nada de má sorte, mas você é esperado para ser eleito Mestre Conselheiro do Estado no fim de semana do Congresso. Quais são alguns dos planos para o ano próximo de mandato? 
Chris: Bem, antes deixe-me ir em frente e bater na madeira.  Ok, agora que eu fiz, vamos. Estou muito animado sobre o Plano Estratégico que apresentaremos aos membros este ano.  Nela, delinearemos a estratégia básica que estaremos trabalhando durante o próximo mandato. Os Oficiais do Estado têm trabalhado diligentemente sobre este plano, e a melhor parte é que, após as discussões dos tópico, vamos acrescentar algumas coisas para ajustar o plano em torno de algumas das questões discutidas com os membros, se forem importantes para eles. 
GDO: Vamos mudar um pouco para o nível local. Seu capítulo de origem, de Mountain Park, tem tido recentemente um dos maiores crescimento de adesão, visto em muito tempo. Você tem sido um dos principais contribuintes para o crescimento da Ordem, trazendo um grande número de membros e neste processo ganhou uma Chave de Honra Azul.  Eu sei que todos os DeMolays mais jovens na Geórgia estão morrendo para saber: Qual é o seu segredo?  Como você "vende" DeMolay tão bem? 
Chris: Eu vou ser sincero aqui. O crescimento dos membros que meu capítulo tem desfrutado está diretamente relacionada com o espírito de equipe que temos construído em Mountain Park, e em todo o estado.  Nós, como um capítulo, decidimos que a adesão foi de responsabilidade de todos.  Quanto ao meu esforço pessoal, é simples.  Eu caí no amor pela Ordem DeMolay.  Eu apenas tento falar sobre todas as coisas divertidas que fazemos na Ordem DeMolay, e eu ainda não encontrei uma adolescente que pode transformá-lo para baixo.  Também temos trabalhado com as Lojas Maçônicas perto de nós.  Nós saímos e falamos com os maçons sobre o que DeMolay pode oferecer, e não hesitaram em começar a envolver seus entes queridos.

GDO: Obviamente, é difícil a tarefa de Mestre Conselheiro Estadual, é muito bonito  todos os pensamentos no próximo ano no que diz respeito a Ordem DeMolay. No entanto, quais são seus objetivos para seu futuro após o termino do mandato estadual na Ordem DeMolay? 
Chris: Eu adoraria ver a DeMolay obter o reconhecimento que merece.  Eu acho que o DeMolay, e um dia vai, desfrutar da mesma estima elevada que os escoteiros e outros grupos de jovens desfrutam.  Eu adoraria saber que as faculdades estão impressionados com o Chevalier, tanto quanto o são pelos escoteiros. Quanto ao futuro imediato, eu acho que depois do meu mandato como MCE vou tentar ajudar Julius e os outros depois dele planejar e executar os suas metas.
GDO: Você foi aceito e está planejando ir para Georgia Tech (Instituto de Tecnologia de Georgia) no próximo ano.  Parabéns! 
Chris: Obrigado, estou muito animado em ir para Georgia Tech. 
GDO: Qual é o seu objetivo principal em tecnologia, e como você pretende integrar o  DeMolay e vida estudantil? 
Chris: Eu sou graduando em Políticas Públicas.  Parte da razão que eu escolhi Georgia Tech foi a sua localização.  Como é perto do meu capítulo, eu espero ficar ativo com meu capítulo depois do meu mandato como MCE.
GDO: Fora da Ordem DeMolay, quais são alguns de seus outros interesses e atividades? 
Chris: Eu sou um membro do Grupo de Jovens da Igreja Metodista Unida de Mountain Park.Também toco bateria praticamente toda a minha vida.  Eu gosto de golf, jogar frisbee, e apenas me divertir com meus amigos. 
GDO: Obrigado pelo seu tempo, Chris, e parabéns novamente por sua seleção como a Membro do Mês do Georgia DeMolay OnLine! 
Chris: Muito obrigado, é honra.  Espero ver todo mundo ao longo do ano. 


Original em www.gademolay.org (PS. Sou leigo em traduções, desculpem algum erro.)


Comentários do Ir. Kennyo Ismail:
Essa entrevista é de antes do Chris ter sido eleito MC Estadual. (...) ele foi Mestre Conselheiro Internacional, inclusive era o MC Internacinal quando da instalação de nosso Supremo Conselho, e ele veio pra Brasília com o Greg para instalar nosso Supremo Conselho. Ele veio acompanhado também do então Secretário do Congresso Internacional, Gilhermo. Fizemos boas farras aqui na época. Ele se faz presente na maioria dos Congressos Internacionais para ajudar na posse do novo MC Internacional.



Mais Informações:
O Prêmio de Representante DeMolay é o maior prêmio por uma auto-realização que um DeMolay Ativo ou Sênior pode ganhar. Ele é um programa de auto-avaliação onde você caminha para objetivos que definiu para si mesmo. Você preenche um levantamento detalhado de seus interesses, realizações, conhecimentos gerais e hábitos.

 "Dad"  Land dizia que seu sonho era que todo o DeMolay se tornasse um Representante DeMolay. O programa Representante DeMolay foi realizado pela primeira vez em 1924, e  por muitos anos foi uma competição para selecionar valiosos DeMolays. Em 1935, o programa foi redesenhado para preencher uma necessidade crescente de auto-avalição de todo o DeMolay.


Texto Original em www.demolay.org


Faça o Download do Formulário do Representante DeMolay em www.demolaybrasil.org

Dica: Trajes Medievais


Em conversa com um grande Irmão e Sênior DeMolay, Luis Fernando, ele me indicou este site muito legal: www.tienda-medieval.com. Ele está em Espanhol, porém conseguimos visualizar vários modelos de vestimentas medievais, entre elas, dos Templários. É uma dica para qualquer Capítulo que deseje montar algum "teatro" em homenagem a Jacques DeMolay.

 Acesse Já !

Algumas palavras sobre Amizade

(...) Qual a relação que diferencia o Amigo do Irmão, é uma análise de difícil discussão. Acredito que muitos Amigos são passageiros dos momentos que vivenciamos no dia-a-dia. São pessoas que se tornam inesquecíveis, pois compartilham de nossos medos e muitas vezes são as influências de nossas decisões. Muitos amigos se tornam nossos irmãos, por causa e conseqüência. Uma irmandade nos liga de uma forma que o laço fraterno se torna imortal.


Acredito também que tenho irmãos que não são ligados por "sangue". Pois os amigos são muitas vezes o caminho, que encontramos quando estamos perdidos. Representam muito mais que o significado do dicionário.

Definições da Internet:

A palavra irmão vem do Latim germanus, que quer dizer “verdadeiro”. Eles diziam frater germanus para “irmão propriamente dito, filho do mesmo pai e da mesma mãe”. Mais tarde frater, “irmão”, acabou sendo reservado para uso eclesiástico e em Português e Espanhol surgiram “irmão” e “hermano”. 

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamentohumano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

janeiro 25, 2011

Curiosidades: Priorado


Priorado é a designação que recebe qualquer mosteiro dirigido por um prior, ainda que o termo seja utilizado também pelos Dominicanos, Agostinhos eremitas, Cartuxos, Carmelitas e Servitas para designar as suas abadias. Existe ainda a separação entre priorados conventuais e priorados simples ou de obediência, de acordo com a classificação, por exemplo, das Ordens Militares (p. ex. Os Templários). Os primeiros consistem em mosteiros não governados por abade por não incluirem os doze monges necessários para o estatuto de abadia ou por outras razões. Os priorados simples estão dependentes de uma abadia e estão sujeitos à autoridade do seu abade. 
Pesquisando pela Internet, encontramos a seguintes definições para "Priorado"Cargo do pároco ou superior de convento ou ordens monásticas e/ou Dignatário, nas antigas ordens militares.

MAÇONARIA
GRANDE PRIORADO DO BRASIL – GRANDE PRIORADO DAS ORDENS UNIDAS – RELIGIOSAS MILITARES E MAÇÔNICAS – DO TEMPLO E DE SÃO JOÃO DE JERUSALÉM, PALESTINA, RODES E MALTA DO BRASIL.

Essa Ordem é dividida em dois graus, por assim dizer. Os Cavaleiros Templários e os Cavaleiros de Malta. Ambas são dirigidas pelo Grande Priorado do Brasil – GOB. Para ter ingresso e ser Instalado (armado) nessa Ordem é necessário você ter sido Exaltado como Companheiro no Arco Real e professar a fé na Santíssima Trindade. Temos notícias que em 1791 houve a união de sete acampamentos independentes, foi realizado o primeiro Conclave da ordem, como a conhecemos hoje. As assembléias onde os Cavaleiros Templários se reúnem são conhecidas como Preceptórios e quem a dirige é o Preceptor. As assembléias de Cavaleiros de Malta são conhecidas como Priorado e quem a dirige é o Prior. A Cerimônia é realizada num Templo que representa uma capela.
A estrutura e qualificação dos Cavaleiros Templários são assim:
Eminente Preceptor;
Capelão;
Primeiro Guardião;
Segundo Guardião;
Tesoureiro;
Escrivão;
Marechal;
Esmoler;
Principal Arauto;
Segundo Arauto;
Capitão da Guarda;
Primeiro Porta Estandarte;
Capitão da Guarda e
Guarda.

CAVALARIA


PARECER SOBRE AS NOMENCLATURAS IMPRECISAS DA ORDEM SAGRADA DOS SOLDADOS COMPANHEIROS DE JACQUES DEMOLAY

1) A tradução adequada de “Priory” é “PRIORADO” (tendo em vista o conceito histórico; e a opção escolhida pelo autor do ritual original, em se referir a um “priorado de cavaleiros” e não a um “convento de cavaleiros”);

2) A tradução adequada de “Commander” é “COMENDADOR” (tendo em vista o contexto histórico e a tradução feita em Língua Portuguesa – Galego-português, no século XIII). Cada Priorado de Cavaleiros da Ordem DeMolay deve ser liderado por três comendadores: Ilustre Comendador Cavaleiro, Comendador Escudeiro e Comendador Pajem;

3) As traduções atuais dos demais cargos dos graus da Ordem da Cavalaria DeMolay podem permanecer como estão, ou, antes de modificados devem ser examinados dentro de um contexto histórico por alguém tecnicamente capacitado.

Fonte: Supremo Conselho, Revista Universo Maçônico e Pesquisas On Line.