Estarei dedicando um pouco do espaço de meu Blog ao Livro "O Símbolo Perdido" de Dan Brown. Um dos motivos dessa série de curiosidades sobre a obra de Dan Brown é seu conteúdo histórico que incluem muitas informações, enigmas e principalmente muitos símbolos. Vamos desvendar juntos algumas páginas deste romance.
Projeto Original da Capital Americana, Washington DC, por L'Enfant
#001 O Projeto de L'Enfant
A Capital dos Estados Unidos é a uma fonte de história e rica em simbologia maçônica. Observando fotos da Capital é possível constatar que o plano da cidade é composto de castelos, criptas, obeliscos e templos.
No mês de setembro de 1791, George Washington escolheu a terra em Maryland que atualmente é o Distrito de Colúmbia e a uma área menor ao lado do Rio Potomac, Virgínia. No mesmo ano, os novos comissários da cidade se reuniram com Thomas Jefferson para escolher o nome da Cidade. Pierre Charles L'Enfant, que foi o responsável pela concepção e pelo projeto da cidade sugeriu o nome de "Washingtonople" lembrando glória da grande Constantinopla, mas esta escolha foi rejeitada.
Em 15 de Abril de 1791, Ellicott, inspetor original, maçom, lançou a pedra fundamental simbólica da cidade em Jones Point com o comissário Daniel Carrol, fazendo as oferendas maçônicas de milho, vinho e óleo.
Comentários Interessantes:

A cidade foi originalmente destinada a ser uma quadra de 16 de quilômetros quadrados colocados como um diamante em um mapa demarcando a terra entre Maryland e Virgínia, com o Rio Potomac cruzando a cidade. A esta composição foram adicionados quadrados e círculos. Triângulos, quadrados, pentágonos em forma de estrelas e hexágonos podem ser colocados sobre o mapa resultando em mundo de símbolos que podem fascinar estudiosos da conspiração e do ocultismo. A mais famosa delas é o pentagrama de cabeça para baixo que consta ser a marca de "Lúcifer" na cidade. Em nosso livro, o protagonista Robert Langdon rejeita a possibilidade de qualquer plano diabólico em torno do mapa.
O Plano Original de L'Enfant prescrevia três principais pontos focais: A Casa do Presidente (Casa Branca), a sede do Congresso (o Capitólio) e um lugar para o monumento em homenagem a George Washington (Monumento a Washington). L'Enfant não era bom negociante e desconsiderava questões financeiras, entrou em brigas com os proprietários das terras e acabou caindo em decadência, foi demitido em 1792, foi lhe oferecido um pedaço de terra próxima a Casa Branca, ele a recusou, morreu pobre e amargurado em 1825. Somente no Século XX seus restos mortais receberam as honras militares no cemitério de Arlington.
Não percam a continuação da série "O Símbolo Perdido" # 002 O Capitólio.
Fontes: A filosofia do Simbolo Perdido, de Thomas R. Beyer e Pesquisas OnLine.