Pages

março 26, 2011

Sobre "O Símbolo Perdido" # 002 O Capitólio

O Capitólio dos Estados Unidos da América (em inglês, United States Capitol) é o prédio que serve como centro legislativo do governo dos Estados Unidos. O Capitólio é o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa). O Capitólio fica localizado no bairro Capitol Hill em Washington, D.C. e é um dos extremos do National Mall. Em nossa saga, no Símbolo Perdido, é dominado pelo Capitólio. Sua posição no triângulo de L'Enfant e suas origens maçônicas têm sido sido comentadas. O Capitólio é um museu vivo, que sobreviveu no decorre dos séculos. Ele é prova da criatividade Americana, inspirada pela Antiguidade clássica. 
Sua pedra fundamental foi lançada em 18 de Setembro de 1793, e o prédio passou a ser ocupado a partir de 1807, anos depois da morte de George Washington. Durante a Guerra dos Estados Unidos contra os britânicos, o prédio foi incendiado em 1814. Sofrendo alterações nas décadas de 1850 e 1860, durante a Guerra Civil Americana. Voltando ao nosso livro, Langdon e Mal'akh, como a maioria dos visitantes, entram no Capitólio através do novo Centro de Visitantes (Inaugurado em 2008), descobrindo que o Capitólio foi renovado.  Ele é um local de trabalho onde a Câmara dos Representantes e o Senado realizam suas sessões. Mas também é um museu que celebra a democracia norte-americana. Os visitantes, assim como Langdon são direcionados a Rotunda, o salão que fica sob o magnífico domo, onde Langdon vê a Apoteose de George Washington e infelizmente encontra a "Mão dos Mistérios" (do lado) tatuada de Peter Salomon. Langdon também vai descer até o segundo subsolo e descobre a Câmara de Reflexão, na sala 13 (secreta). "Dan Brown, admite que esta Câmara é fictícia". Mais tarde em nossa trama, somos guiados por túneis subterrâneos que conectam o o Capitólio aos três prédios da Biblioteca do Congresso. "Realmente existe vias férreas subterrâneas e túneis que conectam o Capitólio aos seis prédios que abrigam os gabinetes dos senadores e dos membros da Câmara dos Representantes". O domo do Capitólio é onde Langdon e Katherine encerram a jornada do Símbolo Perdido.
Apoteose de George Washington 

Vários livros relatam sobre a localização do Capitólio e a importância Zodiacal do momento exato para o lançamento de sua pedra fundamental. Inclusive o relançamento simbólico em 1993 com hora maçônica. Atualmente, o Capitólio cobre uma área de 16.000 metros quadrados. Uma coincidência maçônica final é que há 33 degraus conduzindo do local da Posse, no lado oeste do Capitólio, até a Rotunda.

Não percam a continuação da série "O Símbolo Perdido" # 003 A Mão Direita dos Mistérios.

Fonte: A filosofia do Símbolo Perdido. Thomas R. Beyer.