Pages

março 03, 2011

O X da Questão # 001

O Blog do Paulo, inaugura o seu primeiro Quadro de Entrevistas: O X da Questão.

Um jogo de perguntas e respostas, feitas através do MSN com grandes nomes da Ordem DeMolay, e também com nomes, não tão conhecidos, mas que fazem a diferença dentro de seus Capítulos. Inaugurando o quadro, estaremos apresentando 02 entrevistas, vamos a primeira delas com o Irmão: JOSÉ GABRIEL PONTES BAETA DA COSTA, pré-candidato ao cargo de Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais.


JOSÉ GABRIEL PONTES BAETA DA COSTA (ZEGA)
MSN: pontesbaeta@hotmail.com
Capítulo: Poços de Caldas nº 182
Priorado: Templários de Luz e União nº 39
Jurisdição: 6ª Oficialaria Executiva

Blog do Paulo: O que levou você a se candidatar ao Cargo de Mestre Conselheiro do Estado de Minas Gerais?
Zega: Não poderia deixar de dizer que foi um sonho. Sempre digo no Capítulo Poços de Caldas que somos privilegiados pelo fato de sermos DeMolays, e que com isso, devemos retribuir de alguma forma. Entendo, que uma das formas de retribuir tudo que a Ordem fez e faz por mim, é através dos meus serviços para ela, e estando no Gabinete Estadual poderei ainda mais trabalhar em prol desta grandiosa Organização.(...) Também estou motivo pelo fato de poder trabalhar por algo que foi construído com o nosso suor. A Ordem DeMolay é dos DeMolays, e cada vez mais, devemos arregaçar nossas mangas para a construção de uma Ordem mais sólida, mais humana, que indiretamente resultará em benefícios para nossa sociedade. Se comparássemos a Ordem DeMolay a uma empresa, eu diria claramente que o princípio constitucional da função social é o pilar de nossa administração. Nossos trabalhos, indiretamente, devem voltar para a construção de um mundo melhor, mais igualitário e mais justo.

Blog do Paulo: Gostaria de uma avaliação sua, da atual gestao do gabinete nacional ?
Zega: Creio que está sendo uma gestão positiva, principalmente do ponto de visa da modernização e profissionalização da Ordem DeMolay a nível nacional. Isso pode ser visto com a aquisição da sede própria do Supremo, feito que decorre também dos bons trabalhos do Gabinete Nacional. (...) Ademais, acompanho os projetos e vejo uma grande adesão dos membros. Estou muito satisfeito com a atenção que eles tem dispensado a Ordem da Cavalaria e não poderia deixar de citar, a presença dos irmãos MCN e MCNA nos principais eventos da Ordem DeMolay, mostrando o devido interesse. Em suma, estou satisfeito com a atual gestão.

Blog do Paulo: Dê sua opinião sobre a gestao 2010-11 do Gabinete Estadual de Minas Gerais. Há algum projeto que você queira dar continuidade ?
Zega: Particularmente, gostei muito dos projetos desenvolvidos por este Gabinete Estadual 2010-2011. Cito as campanhas filantrópicas, como o projeto "Papai Noel é DeMolay" e os brilhantes trabalhos da Escola Mineira de Ritualistica, que vem aprimorando a ritualística de cada Capítulo. Como pode ser analisado, o lema de nossa candidatura é "aprimorando conquistas, atingindo objetivos, preservando valores", sendo assim, dedicaremos esforços na continuidade e conseqüente aprimoramento de projetos já desenvolvidos por este Gabinete. O "malhete de ouro" é um projeto que será dado continuidade, com algumas pequenas modificações; os projetos filantrópicos também serão mantidos, assim como os trabalhos em conjunto com a Escola Mineira de Ritualistica. O projeto "Capítulo 7 Estrelas" também terá sua continuidade. Outro ponto importantíssimo. Traremos a tona outros projetos executados por Gestões precedentes, como por exemplo o "Projeto Integração" do irmão Bruno Araújo, com as devidas alterações, adequações a realidade. Por fim, reitero que o nosso blog (www.preservandovalores.blogspot.com) é um canal de divulgação e também para que recebamos sugestões, críticas, conselhos de qualquer DeMolay. Sintam-se a vontade para sugerir projetos, comentar os já existentes, deixar sua opinião.

Blog do Paulo: Fale sobre o Congresso Estadual de 2011, que será na cidade natal, o podemos esperar de Poços de Caldas ?
Zega: Bom, Poços de Caldas é minha segunda cidade natal. Sou oriundo do município de Cana Verde, interior de Minas Gerais, próximo a Lavras. Entretanto, moro aqui na belíssima Poços de Caldas a 18 anos, e sou apaixonado por ela. A simples beleza natural já faz com que todo evento realizado em seu solo, tenha tudo para dar certo. Já diria o hino: "Poços de Caldas, sorriso! Cidade Privameril! Do Brasil és paraíso, paraíso do Brasil!" Deixando a poesia de lado, falemos sobre o Congresso em si.  A maior preocupação da comissão organizadora, a qual presido, é de fazer um evento que seja a cara de Minas Gerais, que agrade todos os congressistas. Sabemos que agradar a todos é fato quase que impossível, mas tentaremos. Deixamos claro que o Congresso é DOS DEMOLAYS DE MINAS GERAIS, somos apenas instrumentos para organização e concretização deste brilhante evento. Assim, reitero o convite para que venham ao nosso Congresso, e quando digo nosso, não me refiro à comissão organizadora, mas a cada DeMolay e tio de Minas Gerais. Maiores detalhes, podem ser encontrados no site oficial: www.ceod2011.demolaymg.org.

Blog do Paulo: Gostaria de saber suas expectativas para o congresso de tramandaí e para proxima gestao do supremo do conselho ?
Zega: Tenho ótimas expectativas para o Congresso Nacional em Tramandaí, solo gaúcho. Como bom gremista que sou, não poderia deixar de ficar ansioso com  tal evento. eheheh. Brincadeiras  a parte, percebo através da internet, que a comissão organizadora está focada na realização deste evento. Gostei muitos dos projetos, torneio de ritualística, que acontecerão durante o CNOD. Minha presença já é garantida. Quanto à próxima gestão do Supremo Conselho estou ansiosíssimo para ver nosso querido irmão OMAR ROGÉRIO BARBOSA, o GME DAS MULTIDÕES, ocupando o cargo de Grande Mestre Nacional Adjunto. Juntamente com outro brilhante irmão, KARATÊ, só posso esperar os melhores frutos possíveis. É a combinação perfeita para vermos nossa Ordem crescer mais e mais, pautada nos exemplos de vida desse dois irmãos e tios. (...) Fica registrado, meu especial abraço ao irmão Omar Rogério, grande companheiro e líder, que com certeza, saberá muito bem como conduzir e auxiliar nosso irmão Karatê nos trabalhos do Supremo Conselho.

Blog do Paulo: E por último, qual o X da Questão da Ordem DeMolay hoje ?
Zega: Creio que o X da questão de nossa Ordem, atualmente, estão nas nossas motivações. Graças a Deus, vejo uma Ordem DeMolay sólida, séria, gerida por um Supremo Conselho consciente e trabalhador. Entretanto muitas das vezes, sou questionado por irmãos mais novos, acerca do porque devemos nos dedicar a Ordem. Por que devemos nos dedicar por esta causa. Qual nossa motivação? Não há uma resposta pronta, escrita, mas creio que a resolução desta dúvida, passa pelos nossos valores. Nosso valores, se embasados nas nossas 7 virtudes cardeais, só nos trarão conquistas, e conseqüentemente, renderão bons frutos para a comunidade. Sempre digo para os irmãos mais novos de meu Capítulo que, quando as 7 chamas são apagadas em nossas deliberações, elas devem ser acessas em nossos corações. Assim, sairemos de nossas reuniões Capitulares motivados a sermos bons líderes, em qualquer lugar. Peço licença para citar Carlos Drummond de Andrade: "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo". Somos uma Ordem, uma organização. Sendo assim, a nossa UNIÃO fará com que levantemos vôos cada vez mais altos. Só depende de nós.

Para Jose Gabriel, DeMolay em uma frase é: Comprometimento, trabalho e dedicação. 

Zega: Agradeço o espaço, e só gostaria de reiterar o pedido de colaboração, no nosso blog, twitter, para que possamos desde já, construir uma gestão de acordo com os desejos e anseios dos DeMolays.