Pages

março 30, 2011

O X da Questão # 003

Blog do Paulo Júnio entrevistou o Irmão Douglas Aguiar, Past Mestre Conselheiro do Estado do Amazonas. Veja suas palavras e expectativas da Ordem DeMolay para seu Estado e para o Brasil.

Paulo Júnio diz: Irmão Douglas, se apresente.
Douglas diz: Bem, meu nome é Douglas Rui Pessoa Reis Aguiar, sou do Capítulo Ajuricaba nº 263, filiado ao SCODRFB. Já o ocupei os seguintes cargos: 1M, 2C, 1C, MC, MCE, OR, Secretário de Marketing do atual Gabinete Estadual. Agora estou dedicando mesmo a nossa pré-candidatura a sede do Congresso Nacional de 2013.

Paulo Junio diz: Quando você foi iniciado?
Douglas Aguiar diz: 31/03/2007.


Paulo Junio diz: Que coincidência, eu também fui iniciado nesta data, em breve completaremos quatro anos de Ordem DeMolay. (rs rs rs rs rs). Como conheceu a Ordem DeMolay e como é a Ordem na sua cidade?
Douglas Aguiar diz: Conheci através de meu Tio que me indicou para a Ordem. A Ordem em minha cidade possui uma característica fantástica que é a união entre os Irmãos que supera laços sanguíneos e também a força que os Irmãos daqui possuem para trabalhar em prol de um mundo melhor.


Paulo Junio diz: Quantos Capítulos têm no seu estado? Em sua opinião, como fazer a Ordem DeMolay desenvolver no seu estado? Qual a maior dificuldade em fundar novos Capítulos?
Douglas Aguiar diz: Bem nosso estado possui atualmente 03 capítulos. Com a previsão da instalação de mais 02 até o fim do ano. A Ordem DeMolay por muitos anos esteve morta em nosso Estado, mas por conta da falta de interesse e comprometimento dos tios da região, entretanto tudo mudou de uns tempos pra cá. Capítulos são disputados por lojas do Estado, tudo graças a um belíssimo trabalho do Grande Conselho Estadual, da Grande Loja e dos DeMolays os quais mostraram o valor de um Capítulo DeMolay.


Paulo Junio diz: Como Mestre Conselheiro Estadual, você realizou algum Projeto de incentivo a fundações de novos Capítulos? e Quais outros projetos realizou?
Douglas Aguiar diz: Sim, nosso Estado durante toda sua existência só possuiu 01 Capítulo funcionando ativamente. Foi justamente durante a minha gestão que de 01 passou para 03 Capítulos (um crescimento de 300% como diria meu Tio e Irmão Vanylton). Nosso grande Projeto foi o de fazer a Maçonaria conhecer a Ordem DeMolay, com visitas nas Lojas, cerimônias especiais, e diversas aparições no cenário Maçônico do Estado. Mas tudo isso aliado ao apoio constante da Grande Loja na figura do nosso tio René Aguiar Grão-Mestre em exercício. Posso dizer que ter ao meu lado trabalhando nosso 1º Grande Mestre Estadual, DeMolay, o Tio Etzel Santos, ajudou muito no desenvolvimento da Ordem DeMolay Estadual. Um DeMolay exemplar que trouxe respeito e conceituação para nossa Ordem.


Paulo Junio diz: Como esta a candidatura de Manaus para o CNOD 2013? O que vocês estão preparando para os DeMolays ? 
Douglas Aguiar diz: Nossa Candidatura está de vento em popa! Muito trabalho e dedicação em busca de nosso sonho antigo de trazer o CNOD para nosso Estado. O que nós temos preparado é a mais bela experiência cultural e DeMolay que nossa Ordem Nacional já viu. Trazer o CNOD para o Amazonas, vai trazer o tema mais importante de nossa época a tona, a preservação da natureza. Manaus conhecida como a Paris dos Trópicos, vai aliar a vida cosmopolita de uma metrópole com as belezas naturais do Estado mais preservado do País. Sendo uma verdadeira cidade perdida na selva os DeMolays poderão conhecer a cultura amazônica tal como o Boi de Parintins e presenciar uma das paisagens mais belas do mundo o encontro das aguas do rio Negro e Solimões. Nossa cidade é única e por isso queremos mostrá-la aos DeMolays de todo o País, por isso queremos tanto ser sede do CNOD de 2013.


Paulo Junio diz: Fale-nos sobre a atual Gestão de nosso Supremo Conselho?
Douglas Aguiar diz: Vejo a atual gestão do Supremo Conselho como a destinada a levar o crescimento para a nossa Ordem, visto que as anteriores cuidaram da organização da casa, essa possui o campo livre para levar o desenvolvimento da Ordem para frente. E vem o fazendo isto nesses últimos meses. A Ordem DeMolay possui mais credibilidade, vide o interesse de nossos Irmãos Americanos em nosso País. Afinal, somos a Segunda maior potencia DeMolay do mundo.


Paulo Junio diz: Qual o X da questão da Ordem DeMolay hoje?
Douglas Aguiar diz: Bem pra mim o X da questão da Ordem DeMolay é a perseverança. Temos que perseguir nossos sonhos por mais impossíveis que pareçam, nunca podemos desistir de tentar fazer o que julgamos certo. Poderemos passar por situações difíceis, mas nunca podemos deixar elas nos vencerem. Tudo tem seu custo, por conta disso, nada virá fácil e se vier também irá tão fácil quanto veio. Assim acredito que o X da Ordem é a Perseverança.


Douglas Aguiar diz: Só gostaria de agradecer do espaço dado pelo Blog do Paulo e esperar que possa conhecer melhor todos os DeMolays leitores em nosso CNOD de Manaus em 2013! Eu garanto que não irão se arrepender!


Blog do Paulo Junio diz: Recebi uma camisa da campanha de Manaus em Brasília, no ultimo ELOD. Gostei muito do tema de Preservação da Natureza, às vezes nos esquecemos de prolifera estes ensinamentos em nossas Palestras, focamos somente em temas como Alcoolismo e Drogas. Confesso a vocês que meu primeiro trabalho em meu Capitulo foi sobre o Meio Ambiente. Agradeço ao Douglas pelo tempo, estarei torcendo por vocês, na Candidatura, e por Maranhão também, já que não voto, serei um expectador na disputa da próxima Cidade Sede do CNOD 2013.

março 26, 2011

Sobre "O Símbolo Perdido" # 002 O Capitólio

O Capitólio dos Estados Unidos da América (em inglês, United States Capitol) é o prédio que serve como centro legislativo do governo dos Estados Unidos. O Capitólio é o local de reunião do Congresso estadunidense, formado pelo Senado (câmara alta) e pela Câmara dos Representantes (câmara baixa). O Capitólio fica localizado no bairro Capitol Hill em Washington, D.C. e é um dos extremos do National Mall. Em nossa saga, no Símbolo Perdido, é dominado pelo Capitólio. Sua posição no triângulo de L'Enfant e suas origens maçônicas têm sido sido comentadas. O Capitólio é um museu vivo, que sobreviveu no decorre dos séculos. Ele é prova da criatividade Americana, inspirada pela Antiguidade clássica. 
Sua pedra fundamental foi lançada em 18 de Setembro de 1793, e o prédio passou a ser ocupado a partir de 1807, anos depois da morte de George Washington. Durante a Guerra dos Estados Unidos contra os britânicos, o prédio foi incendiado em 1814. Sofrendo alterações nas décadas de 1850 e 1860, durante a Guerra Civil Americana. Voltando ao nosso livro, Langdon e Mal'akh, como a maioria dos visitantes, entram no Capitólio através do novo Centro de Visitantes (Inaugurado em 2008), descobrindo que o Capitólio foi renovado.  Ele é um local de trabalho onde a Câmara dos Representantes e o Senado realizam suas sessões. Mas também é um museu que celebra a democracia norte-americana. Os visitantes, assim como Langdon são direcionados a Rotunda, o salão que fica sob o magnífico domo, onde Langdon vê a Apoteose de George Washington e infelizmente encontra a "Mão dos Mistérios" (do lado) tatuada de Peter Salomon. Langdon também vai descer até o segundo subsolo e descobre a Câmara de Reflexão, na sala 13 (secreta). "Dan Brown, admite que esta Câmara é fictícia". Mais tarde em nossa trama, somos guiados por túneis subterrâneos que conectam o o Capitólio aos três prédios da Biblioteca do Congresso. "Realmente existe vias férreas subterrâneas e túneis que conectam o Capitólio aos seis prédios que abrigam os gabinetes dos senadores e dos membros da Câmara dos Representantes". O domo do Capitólio é onde Langdon e Katherine encerram a jornada do Símbolo Perdido.
Apoteose de George Washington 

Vários livros relatam sobre a localização do Capitólio e a importância Zodiacal do momento exato para o lançamento de sua pedra fundamental. Inclusive o relançamento simbólico em 1993 com hora maçônica. Atualmente, o Capitólio cobre uma área de 16.000 metros quadrados. Uma coincidência maçônica final é que há 33 degraus conduzindo do local da Posse, no lado oeste do Capitólio, até a Rotunda.

Não percam a continuação da série "O Símbolo Perdido" # 003 A Mão Direita dos Mistérios.

Fonte: A filosofia do Símbolo Perdido. Thomas R. Beyer.

março 07, 2011

Sobre o Tema Anual: Projeto Carinho de Verdade


Carinho de Verdade é uma estratégia de mobilização da sociedade brasileira para promover a conscientização das pessoas, instituições, empresas e organizações sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Segundo dados do Disque Denúncia Nacional, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual no Brasil no primeiro semestre de 2010. Mas não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem essa realidade no País.
A campanha de mobilização Carinho de Verdade foi lançada no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Nacional do Sesi em parceria com a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Childhood Brasil, o Sesc/Senac, a Petrobrás, a Firjan e várias organizações que integram as redes de enfrentamento à violência sexual no Brasil.
O objetivo da campanha é desenvolver ações que levem informação e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.). Com isso busca-se contribuir na construção de uma sociedade mais atenta e engajada em reduzir a indiferença e a tolerância da exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se, portanto, de um trabalho de educação social com o objetivo de ajudar a construir uma nova cultura na sociedade marcada pela conscientização da gravidade do problema.
O “Carinho de Verdade” tem como foco o fortalecimento da divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos além dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Busca, com as ações desenvolvidas, contribuir para o fortalecimento da rede de proteção, enfrentamento e consolidação de um pacto social pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso País.
Acessem: http://www.carinhodeverdade.org.br/acoes/projetos_programas e veja os Programas e Projetos que já são executadas contra a Exploração Sexual e Abuso Infantil.

Mundo Profano # 001: Carnaval


Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do mundo.

Origens

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. 


A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje. 


A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.


Fontes: Brasil Escola, Google.

março 04, 2011

O X da Questão # 002

Continuando o quadro de entrevistas do Mês de Março, apresento o segundo jogo de perguntas e respostas pelo MSN, com o Ir. André Luiz Alves de Paula, Mestre Conselheiro do Capítulo Tríplice Aliança de Patrocínio/GCEMG.


Paulo Júnio: Fale sobre o Capítulo Tríplice Aliança de Patrocínio.
André Luiz: O Capitulo Tríplice aliança de Patrocínio foi fundado em 14/09/1999 e instalado no dia 20/08/2000 como 1º MC Eufrazio Guedes, o Capitulo desempenha diversas atividades na sociedade dentre elas plantio na encosta do Ribeirão Rangel, realizamos todo ano a tradicional Noite de Caldos, ajudamos muita a sociedade patrocinense com cestas basicas, creches, campanhas de natal enfim o Capitulo sempre recebeu muito bem a sociedade que o envolta. Ultimamente estamos pretendo realizar no fim desta gestão a campanha do Quilo para arrecadar doar a vários locais que necessitam de ajuda. 

Paulo Júnio: Fale sobre você.
André Luiz: Nasci dia 28/07/1990, tenho 20 anos, atualmente estou cursando o 4º periodo de Engenharia Civil na Universidade Federal de Uberlândia, resido em uberlandia e finais de semana estou em Patrocínio. Fui iniciado na ordem Demolay no dia 26/05/2007 e elevado no dia 05/10/2007, já fiz varios cargos como preceptor, mordomos, sentinela, 1º e 2º diácono, capelão, hospitaleiro, atualmente estou Mestre Conselheiro. Quanto a minha freqüência sempre tive de 90 a 100% de freqüência sempre fui ativo e sempre participei eventualmente das atividades que o capitulo desenvolveu, outra coisa sobre mim ja fui Nobre Cavaleiro dos Castelo Tríplice Aliança de Patrocínio.

Paulo Júnio: Como está os preparativos para o Congresso Regional da 5ª Oficialaria, que será sediado por Patrocínio este ano?
André Luiz: O congresso está a todo vapor, fizemos um almoço no qual deu muita renda para nos, quanto a organização já esta tudo organizado desde decoração aos kits, nossas expectativas é que o congresso de Patrocínio seja o da história pra ficar guardado em nossas lembranças estamos apostando todas as fichas, estamos trabalhando para que tudo ocorra como estamos planejando, tem novidades, claro no dia vocês ficaram sabendo, kkkkk, sempre há algo novo para surprender a todos nós. A inscrições já podem ser feitas acessando: www.dmpatrocinio.com.br.



Paulo Júnio: o kit do congresso regional, o que esta incluso ?
André Luiz: O kit conterá uma caneca(redução de copos plasticos, ate mesmo para evitar a poluição) onde o irmão usará para suas refeiçoes, um saquinho de ombro com a logo do congresso, certificado, crachá, bloquinho, camiseta e uma caneta. Todos os primeiros 150 inscritos terão direito as canecas e camisa.

Paulo Júnio:  Nos conte como são as noites de Patrocínio, o que nos espera?
André Luiz: Patrocínio hoje conta com varios locais, onde os Congressistas podem ir como: sorveteria boca gelada, galatas choperia, restaurante casual, pizzarias, praças iluminadas como cartão postal da cidade, enfim com a presença dos irmãos nós faremos das nossas noites um excelente point. E o principal, muitas mulheres bonitas, os DeMolays merecem.

Paulo Júnio: Qual o X da questão da Ordem DeMolay, hoje?
André Luiz: A Ordem DeMolay hoje visa promover a maior união entre os irmãos que nela ingressam, fazer deles um ser humano qualificado e preparado para liderar qualquer grupo que venha a surgir em sua vida. Como diz um tio nosso a Ordem DeMolay é a faculdade mais barata do mundo.

Estimados tios e irmãos, nós do Capitulo Tríplice Aliança de Patrocínio ter o maior prazer de recebe-los em nosso VI Congresso Regional´, estamos de portas abertas, se sentirão em casa quando estiverem ao nosso lado, contamos com a presença de todos e deixo uma mensagem de um Irmão nosso de Poços de caldas "Todo recomeço é um novo desafio o que acarreta novas dificuldades. Um DeMolay como líder que é, deve saber tanto principiar como também findar uma caminhada que, por sua vez, não é eterna. Eternas são as boas realizações que jamais serão esquecidas", enfim um obrigado a todos e até dia 30 de Abril de 2011!! saudaçoes fraternais - André Luiz.


Nota do Blog do Paulo: A Frase citada pelo Ir. André Luiz, é do Ir. Lucas Henrique Mestre Conselheiro do Capítulo Vazante nº  634. (www.demolayvazante.com.br). Confira.

março 03, 2011

O X da Questão # 001

O Blog do Paulo, inaugura o seu primeiro Quadro de Entrevistas: O X da Questão.

Um jogo de perguntas e respostas, feitas através do MSN com grandes nomes da Ordem DeMolay, e também com nomes, não tão conhecidos, mas que fazem a diferença dentro de seus Capítulos. Inaugurando o quadro, estaremos apresentando 02 entrevistas, vamos a primeira delas com o Irmão: JOSÉ GABRIEL PONTES BAETA DA COSTA, pré-candidato ao cargo de Mestre Conselheiro Estadual de Minas Gerais.


JOSÉ GABRIEL PONTES BAETA DA COSTA (ZEGA)
MSN: pontesbaeta@hotmail.com
Capítulo: Poços de Caldas nº 182
Priorado: Templários de Luz e União nº 39
Jurisdição: 6ª Oficialaria Executiva

Blog do Paulo: O que levou você a se candidatar ao Cargo de Mestre Conselheiro do Estado de Minas Gerais?
Zega: Não poderia deixar de dizer que foi um sonho. Sempre digo no Capítulo Poços de Caldas que somos privilegiados pelo fato de sermos DeMolays, e que com isso, devemos retribuir de alguma forma. Entendo, que uma das formas de retribuir tudo que a Ordem fez e faz por mim, é através dos meus serviços para ela, e estando no Gabinete Estadual poderei ainda mais trabalhar em prol desta grandiosa Organização.(...) Também estou motivo pelo fato de poder trabalhar por algo que foi construído com o nosso suor. A Ordem DeMolay é dos DeMolays, e cada vez mais, devemos arregaçar nossas mangas para a construção de uma Ordem mais sólida, mais humana, que indiretamente resultará em benefícios para nossa sociedade. Se comparássemos a Ordem DeMolay a uma empresa, eu diria claramente que o princípio constitucional da função social é o pilar de nossa administração. Nossos trabalhos, indiretamente, devem voltar para a construção de um mundo melhor, mais igualitário e mais justo.

Blog do Paulo: Gostaria de uma avaliação sua, da atual gestao do gabinete nacional ?
Zega: Creio que está sendo uma gestão positiva, principalmente do ponto de visa da modernização e profissionalização da Ordem DeMolay a nível nacional. Isso pode ser visto com a aquisição da sede própria do Supremo, feito que decorre também dos bons trabalhos do Gabinete Nacional. (...) Ademais, acompanho os projetos e vejo uma grande adesão dos membros. Estou muito satisfeito com a atenção que eles tem dispensado a Ordem da Cavalaria e não poderia deixar de citar, a presença dos irmãos MCN e MCNA nos principais eventos da Ordem DeMolay, mostrando o devido interesse. Em suma, estou satisfeito com a atual gestão.

Blog do Paulo: Dê sua opinião sobre a gestao 2010-11 do Gabinete Estadual de Minas Gerais. Há algum projeto que você queira dar continuidade ?
Zega: Particularmente, gostei muito dos projetos desenvolvidos por este Gabinete Estadual 2010-2011. Cito as campanhas filantrópicas, como o projeto "Papai Noel é DeMolay" e os brilhantes trabalhos da Escola Mineira de Ritualistica, que vem aprimorando a ritualística de cada Capítulo. Como pode ser analisado, o lema de nossa candidatura é "aprimorando conquistas, atingindo objetivos, preservando valores", sendo assim, dedicaremos esforços na continuidade e conseqüente aprimoramento de projetos já desenvolvidos por este Gabinete. O "malhete de ouro" é um projeto que será dado continuidade, com algumas pequenas modificações; os projetos filantrópicos também serão mantidos, assim como os trabalhos em conjunto com a Escola Mineira de Ritualistica. O projeto "Capítulo 7 Estrelas" também terá sua continuidade. Outro ponto importantíssimo. Traremos a tona outros projetos executados por Gestões precedentes, como por exemplo o "Projeto Integração" do irmão Bruno Araújo, com as devidas alterações, adequações a realidade. Por fim, reitero que o nosso blog (www.preservandovalores.blogspot.com) é um canal de divulgação e também para que recebamos sugestões, críticas, conselhos de qualquer DeMolay. Sintam-se a vontade para sugerir projetos, comentar os já existentes, deixar sua opinião.

Blog do Paulo: Fale sobre o Congresso Estadual de 2011, que será na cidade natal, o podemos esperar de Poços de Caldas ?
Zega: Bom, Poços de Caldas é minha segunda cidade natal. Sou oriundo do município de Cana Verde, interior de Minas Gerais, próximo a Lavras. Entretanto, moro aqui na belíssima Poços de Caldas a 18 anos, e sou apaixonado por ela. A simples beleza natural já faz com que todo evento realizado em seu solo, tenha tudo para dar certo. Já diria o hino: "Poços de Caldas, sorriso! Cidade Privameril! Do Brasil és paraíso, paraíso do Brasil!" Deixando a poesia de lado, falemos sobre o Congresso em si.  A maior preocupação da comissão organizadora, a qual presido, é de fazer um evento que seja a cara de Minas Gerais, que agrade todos os congressistas. Sabemos que agradar a todos é fato quase que impossível, mas tentaremos. Deixamos claro que o Congresso é DOS DEMOLAYS DE MINAS GERAIS, somos apenas instrumentos para organização e concretização deste brilhante evento. Assim, reitero o convite para que venham ao nosso Congresso, e quando digo nosso, não me refiro à comissão organizadora, mas a cada DeMolay e tio de Minas Gerais. Maiores detalhes, podem ser encontrados no site oficial: www.ceod2011.demolaymg.org.

Blog do Paulo: Gostaria de saber suas expectativas para o congresso de tramandaí e para proxima gestao do supremo do conselho ?
Zega: Tenho ótimas expectativas para o Congresso Nacional em Tramandaí, solo gaúcho. Como bom gremista que sou, não poderia deixar de ficar ansioso com  tal evento. eheheh. Brincadeiras  a parte, percebo através da internet, que a comissão organizadora está focada na realização deste evento. Gostei muitos dos projetos, torneio de ritualística, que acontecerão durante o CNOD. Minha presença já é garantida. Quanto à próxima gestão do Supremo Conselho estou ansiosíssimo para ver nosso querido irmão OMAR ROGÉRIO BARBOSA, o GME DAS MULTIDÕES, ocupando o cargo de Grande Mestre Nacional Adjunto. Juntamente com outro brilhante irmão, KARATÊ, só posso esperar os melhores frutos possíveis. É a combinação perfeita para vermos nossa Ordem crescer mais e mais, pautada nos exemplos de vida desse dois irmãos e tios. (...) Fica registrado, meu especial abraço ao irmão Omar Rogério, grande companheiro e líder, que com certeza, saberá muito bem como conduzir e auxiliar nosso irmão Karatê nos trabalhos do Supremo Conselho.

Blog do Paulo: E por último, qual o X da Questão da Ordem DeMolay hoje ?
Zega: Creio que o X da questão de nossa Ordem, atualmente, estão nas nossas motivações. Graças a Deus, vejo uma Ordem DeMolay sólida, séria, gerida por um Supremo Conselho consciente e trabalhador. Entretanto muitas das vezes, sou questionado por irmãos mais novos, acerca do porque devemos nos dedicar a Ordem. Por que devemos nos dedicar por esta causa. Qual nossa motivação? Não há uma resposta pronta, escrita, mas creio que a resolução desta dúvida, passa pelos nossos valores. Nosso valores, se embasados nas nossas 7 virtudes cardeais, só nos trarão conquistas, e conseqüentemente, renderão bons frutos para a comunidade. Sempre digo para os irmãos mais novos de meu Capítulo que, quando as 7 chamas são apagadas em nossas deliberações, elas devem ser acessas em nossos corações. Assim, sairemos de nossas reuniões Capitulares motivados a sermos bons líderes, em qualquer lugar. Peço licença para citar Carlos Drummond de Andrade: "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo". Somos uma Ordem, uma organização. Sendo assim, a nossa UNIÃO fará com que levantemos vôos cada vez mais altos. Só depende de nós.

Para Jose Gabriel, DeMolay em uma frase é: Comprometimento, trabalho e dedicação. 

Zega: Agradeço o espaço, e só gostaria de reiterar o pedido de colaboração, no nosso blog, twitter, para que possamos desde já, construir uma gestão de acordo com os desejos e anseios dos DeMolays.

Campanha Nacional de Incentivo a Excelência

A CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A EXCELÊNCIA foi criada para incentivar os Mestres Conselheiros a se candidatarem ao Prêmio de Past Mestre Conselheiro por Serviço Meritório (PMC-PSM).
Este prêmio foi criado pelo Fundador da Ordem DeMolay, Dad Land, para garantir que o programa de atividades da Ordem fosse cumprido em sua integralidade em cada Gestão Administrativa.

A inscrição será por Mestre Conselheiro, e não por Capítulo. Assim como o Prêmio, que será entregue para o Mestre Conselheiro, caso, cumpra com todas as atividades. Só poderá participar o Mestre Conselheiro do 1º Semestre de 2011 de Capítulo. Para receber o Prêmio, o Mestre Conselheiro deve cumprir com as seguintes atividades:

• Distribuir um calendário impresso para todos os membros ativos do Capítulo;
• O Mestre Conselheiro e Oficiais devem realizar as reuniões de memória;
• Realizar a Iniciação de no mínimo 4 membros;
• Realizar uma Elevação;
• Realizar um Trabalho de Assistência Social;
• Realizar um Trabalho Cívico;
• Realizar uma Atividade com a Maçonaria;
• Realizar uma Atividade Esportiva;
• Realizar uma Atividade para Arrecadação de Fundos;
• Observar todos os Dias Obrigatórios que acontecerem durante a Gestão;
• Criar e executar um programa de incentivo a freqüência;
• Enviar as taxas no prazo estipulado pelas Regras e Regulamentos;

A Campanha da Excelência auxiliará os Mestres Conselheiros com conselhos, sugestões de atividades e materiais de treinamento para ajudá-lo a alcançar este arrojado objetivo. Em resumo, o Mestre Conselheiro receberá consultoria diretamente do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil.