Pages

abril 06, 2011

Curiosidades: A Origem da Palavra “Irmão”

Os membros da Ordem DeMolay, unidos pela chama do Companheirismo e por seus juramentos, independentemente de qual Grau ele pertença, dão-se o tratamento de “Irmão”.
Geralmente, o mesmo termo é usado, mutualmente, em entidades religiosas como nos Conventos e membros de uma mesma associação. Este tratamento existe em todas as sociedades Iniciáticas e nas confrarias, baseado na participação dos membros com mesmo ideal, baseado no companheirismo. Era o tratamento que as Ordens Antigas usavam, como os Templários, Hospitalários e Teutônicos, por exemplo.
Como a Ordem DeMolay foi criada por um Maçom, e seus ritos foram escritos por um Maçom, percebemos claramente a adoção de termos e cerimonias, fundamentados nos ritos da Maçonaria. Para falarmos deste tratamento, remota desde os tempos de Abraão, o velho patriarca bíblico. Reza a história que estando ele e sua mulher Sara no Egito, lá ensinavam as 7 ciências liberais (gramática, lógica e dialética, matemática, geometria astronomia e música), e contou entre os seus discípulos com um de nome Euclides. Tão inteligente que não demorou nada em tornar-se mestre nas mesmas ciências, ficando por isso bastante afamado como ilustre personagem. Então Euclides, a par com suas aulas, estabeleceu regras de conduta para o discipulado; em primeiro lugar cada um deveria ser fiel ao Rei e ao país de nascimento; em segundo lugar, cumpria-lhes amarem-se uns aos outros e serem leais e dedicados mutuamente. Para que seus alunos não descuidassem dessas últimas obrigações, ele sugeriu a eles que se dessem, reciprocamente, o tratamento de “Irmãos” ou “Companheiros”.
Aprovando inteiramente esse costume da escola de Euclides, a Maçonaria resolveu sugeri-lo aos seus iniciados, que receberam-no com todo agrado, sem nenhuma restrição, passando a ser uma norma obrigatória nos diversos Corpos da Ordem. E não sendo diferente, este ensinamento foi repassado a Ordem DeMolay.
Realmente, agregamos a palavra “Irmão”, não somente em sentido da palavra, mas adotamos nossos Iniciáticos como Irmãos, de maneira muito afetiva e agradável, e estes, já no primeiro contato com a Ordem, usam este termo em todas as horas, seja dentro da Sala Capitular quanto no mundo profano.
O Poema Régius, que data do ano de 1390, tem o seguinte trecho:
(...) No ofício, diante de todos os demais, 
De servo ou servidor, mas sim de 
"meu caro irmão". 

Mesmo não sendo ele tão perfeito 
como um outro, 
Cada um por amor deveria chamar o 
outro de companheiro, (...)
Aconselha os operários a não se tratarem de outra forma senão de “meu caro Irmão”. Por isso o tratamento de Irmão dado por DeMolay a outro DeMolay, deve ser o reconhecimento fraternal, como se fossem de uma mesma família.
Somos Irmãos por recebermos a mesma Iniciação, os mesmos modos de reconhecimento e somos instruídos em um mesmo sistema de moralidade, liderança, justiça, humildade e tolerância.
Os membros de nossa Ordem aprendem a destruir a ignorância em si mesmos e nos outros; a ser corajosos contra suas próprias fraquezas, lutar contra seus próprios vícios e também contra a injustiça alheia.
São estimulados a praticarem um modo de vida que produza um nível elevado em suas relações com seus Irmãos, aos quais dedicam amizade sincera e devotada. São fiéis cumpridores de todo dever cujo cumprimento lhes seja legalmente imposto ou reclamado pela felicidade de sua Pátria, de sua Família e da Humanidade.
Jamais abandonará seus pares, seus Irmãos e seus amigos, no perigo, na aflição ou na perseguição. O verdadeiro Irmão respeita em seus semelhantes todos os direitos dados pelas leis da Natureza, como gostaria que os seus fossem respeitados.
Curioso, no entanto, é que ao sermos reconhecidos como Irmãos, o outro abre o sorriso e os braços, como se fosse um velho conhecido. Esse é um sentimento de irmandade, é muitas vezes, mais forte que entre Irmãos de sangue.
Nossa Ordem precisa de Irmãos verdadeiros, aqueles que têm orgulho de pertencerem à nossa Sublime Ordem e estão dispostos a sacrifícios pessoais em benefício dela.
Meu Irmão, se eu me esquecer de você, nunca se esqueça de mim!
Conte comigo. Eu conto contigo.
“O maior cargo dentro da Ordem DeMolay é o de verdadeiro Irmão.”     

Por Paulo Júnio de Lima
Texto Reescrito e Adaptado da Revista Universo Maçônico (Acesso Online)