Pages

agosto 15, 2011

O X da Questão #004

O Blog do Paulo Júnio, traz a quarta entrevista do quadro o X da Questão, com exclusividade apresentamos o Irmão Juan Pablo Avilés Poppe, veja suas opiniões a cerca da Ordem DeMolay na Bolivia:

Paulo Júnio diz: Apresente-se, quando iniciou no DeMolay, Qual é o seu capítulo, sua idade, sua universidade? Quais posições que você ocupou em seu capítulo? Desde quando é Mestre Conselheiro Nacional e Quais seus projetos?

Juan diz: Eu sou Juan Pablo Avilés Poppe, Mestre Conselheiro Nacional da Bolívia, eu iniciei em 05 abril de 2009, no Capítulo Antonio José de Sucre 75019, eu fui Escrivão, Primeiro Conselheiro e Mestre Conselheiro. Eu tenho 19 anos e estudo Direito na Universidad Mayor y Pontificia Real de San Francisco Xavier de Chuquisaca. Eu fui eleito como Mestre Conselheiro da Jurisdição Nacional da Bolívia 075, em 26 de Julho de 2011, no X Congresso. Os Projetos para esta Gestão são vários, com o fim de fortalecer os Capítulos e fora dos Capítulos da Ordem DeMolay Bolívia Jurisdição 075 e fazer desta uma jurisdição administrativa impecável em assuntos como: Comunicações, Filantrópicas e Ritualística.

Paulo Júnio diz: Como é a Ordem DeMolay na Bolívia? Quando foi fundada?
Juan diz: Em Outubro de 1995, na Bolívia foi instalado o primeiro Capítulo da Ordem DeMolay, subordinado a Oficialaria Executiva de São Paulo. O Capítulo Primax de Bolivia Integración Nº. 262, em 11 de novembro de 1995. A Bolívia é atualmente a Jurisdição 075 do DeMolay Internacional.

Paulo Júnio diz: Qual o X da Questão para a Ordem DeMolay na Bolívia?
Juan diz: Bem, existem muitas esperanças e expectativas para DeMolay Bolívia. Estamos tentando ter uma Organização DeMolay mais forte. A comunicação é um fator importante e deve ser melhorado, infelizmente, a distância faz com que seja difícil ter grandes Projetos a nível Nacional, portanto, um objetivo primordial seria a de melhorar a comunicação com os Capítulos. Outro aspecto que esperamos alcançar essa gestão é manter um Capítulo DeMolay para cada Estado no País. Atualmente, o Estado de Potosí é o único que não tem Capítulos Ativos. Outro aspecto que foi discutido no último Congresso foi o impacto da Ordem DeMolay na sociedade boliviana, concordamos que precisamos relacionar com a  sociedade realizando mais atividades. Eu acho que a sociedade boliviana está experimentando uma falta de liderança, onde a juventude da Bolívia não tem um papel significativo na mesma. A expectativa que eu tenho com a DeMolay Bolívia é seguir esta estrada: fortalecimento e formação de uma Organização de Líderes e Homens de bem, e levá-la, como em outros países, onde você tem mais conhecimento do que é DeMolay, como uma organização fundamental para o desenvolvimento e formação dos cidadãos melhores.

Paulo Júnio diz: Juan, você esteve em nosso Congresso Nacional, qual atividade você mais gostou?
Juan diz: Bem, a verdade que mais me impressionou foi a força do DeMolay no Brasil, isto é, há muitos projetos e incentivo a juventude e esta juventude poderá se juntar ao DeMolay, como o excelente Projeto "Universidade DeMolay". Foi muito impressionante ver uma conferência com cerca de 1.200 participantes. Outro aspecto que eu realmente gostei foi o incentivo que tem a Literatura e as Obras dos Irmãos da Ordem.
Congresso Nacional - SCODRFB, Brasil, Tramandaí - Rio Grande do Sul

Paulo Júnio diz: Qual a semelhança entre o DeMolay Bolívia e o DeMolay Brasil?
Juan diz: Bem, para responder a esta pergunta eu quero começar a apontar as diferenças entre a Bolívia e o Brasil. No Brasil se nota uma sociedade mais aberta com a Maçonaria e Ordem DeMolay, um aspecto que na Bolívia, é outra realidade. Aqui (na Bolívia) tem uma sociedade muito mais fechada em termos de DeMolay e a Maçonaria, por isso é difícil para nós discutir, por exemplo, ter uma revista de circulação nacional como se tem no Brasil. Ou seja, nossas atividades são muito mais discreta do que as feitas no Brasil. Embora existam diferenças, nossas Cerimônias são exatamente as mesmas, é curioso que, quando eu estava no Brasil, mas não compreendi plenamente o que foi dito pela linguagem, sabia exatamente a tradução em espanhol, porque nossas cerimônias são idênticos. DeMolay é e mostra para todos nós, que temos esta bela experiência iniciada no DeMolay, nós compartilhamos esse sentimento de companheirismo, esse sentimento de querer ser pessoas melhores e melhorar a nós mesmos todos os dias, estas Sete Virtudes Cardeais marcam nossas vidas diárias.

Paulo Júnio diz: Deixe uma mensagem para os DeMolays.
Juan diz: Eu quero deixar a mesma mensagem que eu tenho deixado sempre quando eu tenho a oportunidade... Acho que o trabalho de DeMolay deve refletir-se primeiro em nossas famílias, então a nossa sociedade e nosso país, o que é este trabalho? Formar pessoas de bem, crescer espiritualmente, para nos preparar, a serem homens, jovens de bons hábitos, tendo em mente os sete gloriosos preceitos a que nos dedicamos quando estávamos na frente do primeiro altar DeMolay, para ser os portadores da luz contra os males de intolerância e ignorância. Estamos nos primeiros anos de nossas vidas, temos a oportunidade de fazer o que eu acabei de mencionar, não a desperdice.

Juan diz: Querido Irmão, espero ter contribuído para a sua iniciativa, Um abraço DeMolay!
Paulo Júnio diz: O Blog do Paulo, agradece o Irmão Juan, por sua disponibilidade e atenção, fortalecendo os laços de amizades entre os DeMolays Bolivianos e Brasileiros.


Mais informações a cerca da Ordem DeMolay Boliviana em sua página do Facebook:
http://www.facebook.com/groups/mcn.demolaybolivia/