Pages

novembro 12, 2010

Bullying - Provocações sem Limites


Como é do conhecimento de todos, o Tema Anual da Ordem DeMolay, é contra o Bullying e o Abuso Infantil. Ontem, quando estava a caminho da faculdade, e levei um filme para compartilhar com os colegas de trajeto, chamado Bullying – Provocações sem Limites. Por incrível que pareça o filme prendeu a atenção de todos. Trata-se da história de Jordi, jovem que perde o Pai e muda-se com a Mãe para outra cidade, na Espanha, um mundo novo, novos amigos e uma vida a ser atormentada pelos novos colegas de classe.

Um filme que mostra claramente os Abusos e Agressões que as pessoas são capazes de cometer contra um ser humano. E porque ?

Esta claro que muitas vezes negligenciam o Bullying, a própria Escola não admite que seus alunos sofram e praticam. Por serem modelos de Educação. A vitima não admite por medo. Pois são intimidadas e sentem vergonha, aqueles que se faz de forte, se tornam os mais fracos psicologicamente. Os colegas não denunciam, pois, muitas vezes não tem conhecimento do que é o Bullying. E o Agressor, este se alimenta do prazer em se torna superior ao outro.

E nós DeMolays, qual o nosso papel diante dessa situação ?

Nós devemos lembrar do nosso dever para com a sociedade, devemos lembrar de nossos princípios e juramentos. Devemos lembra que a finalidade da Ordem DeMolay vai alem das paredes de uma Sala Capitular.

O Bullying assim como o Abuso Infantil (que é uma forma de Bullying), devem ser tratados em nossas comunidades. E uma forma de fazer isto, é através da informação e da conscientização, que Denunciar, de forma anônima ou não, é o principal meio de deter essa praga jovial.

Recomendo o Filme a todos, e espero que todos em suas cidades e suas casas, busquem contribuir para o fim do abuso. Não fique calado, diga NÃO, ao Bullying e ao Abuso Infantil, Eduque para a PAZ!

Paulo Júnio de Lima
Comissão Especial do Ano DeMolay 2010/2011.
Gabinete Nacional 2010/2011.