Pages

junho 08, 2010

Ser DeMolay é . . .

... conciliar a esperança com a realidade da Ordem hoje.

O DeMolay deve ter a esperança de se tornar o melhor líder entre seus irmãos e guiá-los rumo ao caminho da formação da cidadania honrada e na luta por nossos baluartes (...)
Este processo valoroso se dá com a interação com seus Irmãos, aprendendo, reconhecendo, debatendo, vivenciando e buscando o aperfeiçoamento pessoal. As vezes, de forma fácil e passageira, outras, com medo e delonga. O segredo é ultrapassar suas fronteiras, atingir seus limites e demarcar novos caminhos.

O círculo de formação DeMolay deve ser virtuoso, e constante. Ser DeMolay é sentir-se no círculo. Ser DeMolay é ser "constante".

Nenhum DeMolay é DeMolay sozinho. O todo é superior a soma das partes, a cooperação se transforma em cada ação. Cada um contribuindo com o outro, é condição indispensável para existência da Ordem DeMolay.

Ser DeMolay é carregar consigo o sentido da paz consigo mesmo, paz com o sentido da vida.

Ser DeMolay é ter a plena certeza, que mais importante que os bens materiais, o que importa não é o QUE você tem na vida, mas QUEM você tem na VIDA.

Ser DeMolay é viver a "iniciação" a cada dia. As lições aprendidas devem ser um guia presente, fazendo o refletir e repensar suas rotinas.
Se viver de forma conforme com a lição da sua Iniciação, viverá bem, será útil a si próprio, aos outros e à sociedade. Nada mais precisa de fazer. Nada mais lhe é exigível.

Ser DeMolay é ser simples, não é necessário grandes proezas, viva nossos princípios, tanto quanto for possível. Alie a sabedoria as virtudes cardeais, abra o coração as chamas sagradas e coloque nele: caridade, humildade e tolerância.
Ser DeMolay é ser reconhecido por sua forma de agir, sempre correto e franco, por suas palavras amigas e sinceras e por sua manifestação fraternas e solidárias.

Ser, simplesmente e Ser - não Parecer! Ser como é. Ser aquilo em que se transforma.

Ser DeMolay verdadeiramente, não tente PARECER ser. Se não tornar-se-á um profano que passou por uma iniciação, mas não foi verdadeiramente iniciado. Nenhum verdadeiro DeMolay se incomodará com isso, porém nenhum verdadeiro DeMolay reconhecerá como um de nós, até que deixe de tentar parecer e começar a SER.

Texto adaptado de Ser maçom é, escrito por Rui Bandeira. M.M

(...)
Paulo Júnio de Lima - Mestre Conselheiro Regional 5ª Ofex. GCEMG
Secretário Estadual - Presidente da Escola Mineira de Ritualística